O escritório Skidmore, Owings & Merrill divulgou imagens de seu projeto para os interiores do histórico Cook County Hospital em Chicago, EUA. Desenvolvido para contribuir com a transformação do bairro onde está inserido, a equipe de projeto trabalhou arduamente para preservar e restaurar a estrutura em estilo Beaux-Arts, adaptando o programa às necessidades atuais. A proposta busca requalificar a região do Distrito Médico da cidade e oferecer uma série de novos equipamentos para a população.
Concluído em 1914, o Cook County Hospital um marco na paisagem de Chicago. Desocupado desde 2002, o edifício estava em péssimo estado de conservação e corria risco de ser demolido. Com mais de 34.000 metros quadrados, o prédio foi convertido em um hotel com refeitórios, consultórios médico e espaços comunitários.
Os trabalhos de restauro concentraram-se primeiro na reparação das fachadas, que envolveu a substituição de mais de 4.500 elementos de terracota. Nos interiores, o SOM, juntamente com o escritório de design de interiores KOO, restaurou o piso de cerâmica vermelha e as molduras Beaux-Arts, desenvolveu projeto lumínico contemporâneo e renovou os acabamentos.
“Não queríamos apenas preservar o antigo Cook County Hospital - queríamos trazê-lo de volta à sua antiga glória, da fachada aos detalhes originais de alvenaria Beaux-Arts e ornamentação de terracota”, explica Brian Lee, do SOM. “A volumetria restaurada e os acabamentos do saguão principal recuperam a grande entrada original, estabelecendo um novo ponto de encontro para a comunidade.”
O County Hospital criou o primeiro banco de sangue dos Estados Unidos e era famoso por se ocupar do tratamento de comunidades pobres e imigrantes da cidade. Um novo espaço de exposições mostrará o papel que o hospital desempenhou para a cidade e para o campo da medicina.
Um novo espaço de exposições dentro do edifício apresentará ao público o papel que o hospital desempenhou para a cidade e para o campo da medicina.
Via SOM